Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google (e outros buscadores) procuram indexá-la de modo que seja encontrada por quem a procura.
O principal objetivo do SEO é garantir que uma página seja a mais relevante para uma determinada pesquisa do usuário. Dessa forma, uma estratégia de SEO deve buscar oferecer, sempre, a melhor resposta àquilo que foi, de certa forma, perguntado ao motor de busca.
A importância do SEO para uma empresa, portanto, varia de acordo com os resultados que forem almejados no meio digital. Para empresas que querem ser vistas, notadas e se tornar referência na sua área de atuação, investir nessa estratégia é fundamental.
Como o Google sabe que sua página é autoridade em um determinado assunto? Geralmente, isso é feito pela análise do uso de palavras-chave na página e a aproximação delas ao termo de pesquisa utilizado pelo usuário.
Um código limpo é muito valorizado pelos algoritmos de pesquisa. Ele promove um carregamento mais rápido dos elementos principais da página, como textos, imagens, que devem ser arquivos leves, de preferência.
O algoritmo do Google avalia bem páginas que sejam responsivas ou mobile. Isso porque o acesso às páginas de pesquisa por meio de dispositivos móveis tem sido cada vez maior, e páginas não adaptadas geram sérias dificuldades de uso ao visitante.