Comunicação visual são os processos de transmissão e recepção de informações por meio de recursos visuais. Embora possa ser combinada com a linguagem escrita ou sonora, a comunicação visual não precisa de qualquer texto ou som para trocar mensagens. As informações estão nas cores, formas, imagens, ilustrações, entre outros signos da linguagem visual, e na forma como eles são organizados e hierarquizados.
Um texto pode encantar, uma sonoridade também. Mas são as imagens que fazem nossos olhos brilharem. Por isso, a comunicação visual é capaz de engajar e encantar a audiência do marketing
As imagens carregam informações subjetivas, que transmitem sensações e percepções que as palavras não conseguem explicar. Por isso, a comunicação visual é um dos melhores caminhos para transmitir o branding, a personalidade da marca, seus valores e princípios.
As imagens contribuem para a velocidade da informação, porque conseguem transmitir mensagens rapidamente. Informações complexas, por exemplo, podem ser transmitidas de forma simples e direta com imagens. Se o consumidor atual não tem tempo a perder e sua atenção está cada vez mais dispersa, estabelecer essa comunicação em um instante é valioso.